Encruzilhada

Encruzilhada

domingo, 10 de fevereiro de 2013

Filmes e Memorabilia 2013 - Olhos Azuis


41. Olhos Azuis – 04/01 – TV - Repetido

Produzido em 1996, o documentário que acompanha a dinâmica criada pela professora Jane Elliot é simplesmente arrebatador ao retratar como o racismo e a discriminação se inserem nos núcleos de poder da sociedade. Através de um intrincado e fascinante exercício, Jane separa participantes baseando-se na cor de seus olhos e simula por duas horas e meia o estado de opressão psicológica que pressiona as minorias (em especial a comunidade negra) na sociedade americana.

*O filme está completo está disponível no youtube, legendado (Link abaixo)



MEMO: Entre muitos momentos da retórica de Jane destaco:
- Jane pergunta a um auditório lotado de brancos sobre quem ali se disporia a ser tratado como um negro é tratado na sociedade americana. Ninguém levanta a mão.

- O momento em que homens e mulheres negras relatam o estresse por que passam diariamente.

- Jane dizendo que uma vez uma sobrevivente da Segunda Guerra lhe disse que o clima de segregação evocado pelo exercício é similar ao instaurado contra os judeus na Alemanha nazista.

- Os trechos do documentário ‘Eye of the Storm’, com o exercício sendo feito com crianças da escola onde Jane lecionava.

- “Tudo que o opressor/racista precisa para conseguir seu objetivo é que as pessoas de bem não façam nada. (...) Não fazer nada é colaborar com o opressor”.

- (Para uma jovem de olhos azuis) “Seja mais que bonita. Você vai ser bonita até os 45 anos. Depois, quando quiser uma promoção vão lhe dizer ‘você é bonita, mas não é qualificada’ e haverá outras tantas mais bonitas que você. Mulheres, qualifiquem-se! E vocês que gostam de ser chamadas de Deby, Paty, Susy, parem com isso!”