Encruzilhada

Encruzilhada

Divulgação

»Reportagem 'O Globo' sobre o projeto 'Um poema por dia' - 26/05/2013



»Reportagem do site da Casa da Gávea sobre a leitura de 'Eliseu', meu primeiro texto profissional apresentado em público.

“ELISEU”, TRAGÉDIA CONTEMPORÂNEA ESTRÉIA NO CICLO DE LEITURAS NOVA DRAMATURGIA

O jovem autor Lucas Gutierrez começou com um texto ambicioso.Eliseu, uma tragédia, nos moldes gregos, com corifeu e determinismo dos personagens, estreou nesta segunda-feira, 1º de dezembro de 2012, no ciclo de Leituras Dramáticas do Sesc Casa da Gávea. A leitura foi iniciativa da sócia fundadora da Casa, Vera Fajardo, que criou a programação há quase 21 anos e já havia dirigido Lucas como ator no espetáculo Prova de Fogo, em 2009. “Esta leitura cumpre uma das funções do Sesc Casa da Gávea, que é descobrir e incentivar novos dramaturgos”, lembrou Vera.

Lucas Gutierrez e Vera Fajardo
Lucas é jornalista formado pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ) e ex-aluno do Centro de Artes de Laranjeiras (CAL), onde conheceu o diretor Almir Telles. “Ele pediu e topei na hora porque tenho a maior disposição para brigar pela nova dramaturgia e por autores que estão começando”, disse Almir, que volta e meia exerce esta função no Sesc Casa da Gávea. Lucas contou que escrever foi uma derivação natural de seu envolvimento com as artes cênicas, que começou como ator: “Quis juntar as duas coisas que mais gosto na vida, escrever e de teatro”.
A trama de Eliseu se passa num tempo impreciso e mistura várias influências. “Por incrível que pareça, a inspiração veio da músicaSamurai, de Djavan, mas bebi tanto nos autores trágicos gregos quanto em Shakespeare”, informou Lucas, que preferiu não atuar desta vez. “Foi uma dica da Vera Fajardo. Ela me disse que era bom ouvir o texto de fora do palco, para perceber melhor que reação traz ao público.”
Na história, o protagonista volta à casa paterna após uma longa ausência e desencadeia conflitos que têm desenlace surpreendente. Tudo com narração do corifeu, vivido por Vera Fajardo. O elenco tem ainda Clara Andrade, Mayara Yamada, Pedro Brandão, Bráulio Giordano, Alfredo del Penho, Arnaldo Marques e Bruno Tasca (lendo as rubricas).

Lucas Gutierrez e o diretor Almir Telles

Acima e nas fotos abaixo, cenas da leitura de Eliseu
Texto e fotos: Beatriz Coelho