Encruzilhada

Encruzilhada

domingo, 27 de outubro de 2013

Um poema por dia - 19/10 - O professor

19/10

O professor

para Gabriel

O professor vê o brilho
de coisas simples do dia
cães brincando no parque
uma caminhada na beira do rio
falando de lá 

Deitado na grama ensolarada
com a alegria
e o sorriso de garoto que conserva em si,
o professor preguiça na manhã fria
e levanta ao som de Fela Kuti
quase dança sentado no beat do jazz

O professor respira música
e vive para ela
e faz de pensamentos e palavras
mais que voz
sua janela
e se já foi guitarra
o professor hoje é baixo
no groove, na classe
ainda que às vezes
no fim do dia
também seja bateria

O professor é o melhor amigo do silêncio
mas não deixa de lutar
acreditar
e mudar para maior
pois o professor também aprende
e se um dia marcava espaços
hoje se rende ao calor dos abraços

O professor não grita, não sobe em mesa
nem bate no peito
não é euforia
mas sente, sente tudo
como eu
pois ao me ensinar
também fez de mim um pouco seu

O professor me ensinou
me protegeu
me preparou
tomou os golpes que eram meus
é um quinto de nós cinco
e a terça parte de mim.