Encruzilhada

Encruzilhada

quarta-feira, 3 de julho de 2013

Um poema por dia - 30/06 - O futebol é a metáfora da vida

30/06

futebol é a metáfora da vida

Domingo eu fui ao Maracanã 
Um dia meu pai me levou
Agora levo meu pai
Estávamos lá
Ele e nós três
Vendo pela primeira vez
O melhor time do mundo
E o maior time do mundo
Num Maracanã
Que é o Maracanã

Classe média, a seus lugares!
Diversão classista, sim!
E apesar de seus pesares
Inda assim
M A G I A

A (con)federação mafiosa
O estádio, superfaturado
Protestemos!
Não sou ingênuo
Eu próprio
De não crer ser o futebol, hoje
Um negócio

Mas há algo mais
Algo a mais nos imortais
Algo mais nos atuais

Há algo mais quando um jogo
É só um jogo e é tanto
Jogado desde os infantis
Mexe tanto com um país
Diz tanto sobre um país

Há algo mais no Brasil
Na seleção que é o Brasil

Que faz o sério sorrir
O cascudo chorar
O fã se maravilhar
E faz-me acreditar

Que o Brasil em campo não é alienação
É afirmação
Da estima
Da complexidade
Negação da doutrina
Do nosso próprio complexo

Podemos mais
Somos mais
Somos

Por isso podemos
Torcer
Podemos fazer
Escolher
Lutar
Compreender

O Brasil que podemos ter
O Brasil que poderemos ver
Podemos e seremos
Porque somos e queremos

Porque o futebol - não a Copa - é o Brasil fechado
Pobre e rico abraçados
Iguais
Filhos dos mesmos pais
Torcendo juntos por onze homens de um país
Unido

Todos parte desse time
Do moleque atrevido
Talentoso e criativo
Ney, que será rei;
Onde David é um gigante
Ao lado de um Golias Silva
À frente do goleiro
Imperador verdadeiro;
Daniel, Marcelo, Givanildo e Oscar
Time de raça, habilidade, união;
Luiz que ladra, morde e corre,
Time de garra, força, Felipão;
E os outros tantos, todos, 23,
E Frederico, matador de coração;
E Paulinho, o brasileiro
“O Paulinho é o Brasil”
Escreve o amigo mineiro

E agora, os sábios, que dirão?
Quem se importa
Sábios sempre saberão;
Enquanto isso, a seleção
Mostra que falando não se faz memória
É fazendo que se faz história

O Brasil pode
Nós podemos;
O Brasil é.
Nós seremos.