Encruzilhada

Encruzilhada

segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

Filmes e Memorabilia 2013 - Detona Ralph, A Ponte, Baraka e Grey Gardens


8. Detona Ralph – 05/01 - Cinema

Bom desenho do selo Disney com personagens carismáticos e roteiro amarradinho. Tanto personagens principais como os bons coadjuvantes são bem desenvolvidos e tem seus momentos e sua importância numa história esperta e extremamente simpática.

MEMO: A reunião dos vilões para terapia; (ALERTA DE REVELAÇÕES SOBRE O ENREDO!) lançado no ar, Ralph diz as palavras de apoio dos vilões enquanto mergulha para a ‘morte’ numa pilha de mentos e dietcola.

9. A Ponte – 05/01 – DVD – repetido

Definitivamente um filme perturbador em seu estudo sobre os suicídios da ponte Golden Gate. Angustiante, melancólico e muito sombrio.

MEMO: A história de Kevin Hines, que saltou da ponte, se arrependeu no meio do caminho e viveu pra contar a história; (ALERTA DE REVELAÇÕES SOBRE O ENREDO!) o take final em que Gene sobe no parapeito e se joga, de costas, para a morte.

10. Baraka – 07/01 - DVD
Um espetáculo visual, um registro da Humanidade na Terra, para ser colocado numa cápsula do tempo e lançada ao infinito. Imagens fantásticas de natureza, homem, homem-selvagem, homem-moderno, homem-máquina... Um retrato lúdico e poético da vida do homem no planeta.


MEMO: Entre muitas imagens memoráveis, vale destacar a sequência que torna visível a rotação da Terra através dos registros de um sítio arqueológico acelerados, com as passagens de sol, céu e lua.

11. Grey Gardens – 07/01 - DVD

Com personagens tão fantásticas, os Irmãos Maysles mais uma vez conseguem desaparecer, mergulhando o espectador naquele cotidiano surreal ao ponto que fica difícil não imaginar que tudo é tão pitoresco que parece encenação e não realidade, por mais que a lente da câmera mude o comportamento do retratado por si só. Curiosamente, a produção do documentário virou filme de ficção com Drew Barrymore e Jessica Lange, e até mesmo musical (inclusive com uma versão brasileira que deverá estrear em 2013). É um retrato fantástico, apesar de se alongar um pouco além da conta, repetindo-se no registro.

MEMO: A dança patríótica de Little Edie e a constatação, através de velhas fotos, de que mãe e, especialmente, filha, já foram lindas de morrer.