Encruzilhada

Encruzilhada

terça-feira, 29 de janeiro de 2013

Filmes e Memorabilia 2013 - A trilogia Bourne


19. A Identidade Bourne – 15/01 – DVD - repetido
Entretenimento de altíssima qualidade, o primeiro capítulo da franquia ‘Bourne’ inicia uma revolução no cinema de ação americano com uma trama de espionagem tensa, europeia e privilegiando a ação mais realista. Não à toa o trabalho dedicado de Matt Damon convence do início ao fim que Bourne é uma ‘máquina de matar’ com dor na consciência. Muito bem acompanhado pela alemã Franka Potente (como é bom ver uma personagem feminina que não é rotulada como a ‘mocinha engraçada, histérica e indefesa!). Muitos e muitos pontos para a coragem de escalar a própria CIA como ‘vilã’, personificando os antagonistas nos ótimos Cris Cooper e Brian Cox, que também desenvolvem seus personagens o suficiente para dar um drible no maniqueísmo.
Alguns podem me xingar por isso, mas deverei ver os outros ‘Bourne’ em sequência e acredito que, ao chegar ao fim da maratona, poderei afirmar que, na minha opinião, qualquer filme com o espião interpretado por Matt Damon é melhor do qualquer 007.

MEMO: Outro filme com sequência espetaculares (a fuga do banco na Suíça; a perseguição de carros em Paris; o duelo Matt Damon x Clive Owen), mas deixando-as de lado, destaco o monólogo em que Jason Bourne explica a Marie como sua mente treinada e condicionada funciona, apesar da amnésia.

20. A Supremacia Bourne – 16/01 – DVD - repetido 
Seguindo a boa franquia iniciada por Doug Liman, Paul Greengrass assume a direção e pisa no acelerador (num estilo que, às vezes, exagera nos cortes). O entretenimento segue em alto nível com boa trama e bons personagens. A série ganha uma ótima adição com a entrada de Joan Allen (mais uma boa personagem feminina que foge dos estereótipos) e no mais, tudo fica maior e mais rápido. Destaques para o ritmo do início do filme e a coragem de manter o foco antagônico em determinadas chefias da CIA (apesar de aqui, os velhos russos terem um papel crucial na trama). Matt Damon também merece aplausos mais uma vez por, mesmo num blockbuster hollywoodiano,  aprofundar a persona de seu personagem, construindo um sujeito frio, calculista, extremamente perigoso, mas humano, e arrependido de seus atos.

MEMO: A perseguição de carros em Moscou.

21. O Ultimato Bourne – 16/01 – DVD – repetido
Para concluir a trilogia inicial da franquia (que seguiu sem Bourne), mais capítulo pilotado a toda velocidade por Paul Greengrass. Entretanto, por mais que seja o último filme e conclua muito bem o arco de Jason Bourne com boas participações de David Strathain e Albert Finney, visto em sequência dos outros dois, bate um ponto em que ‘Ultimato’ cansa um pouco por, aparentemente, trazer menos novidades, deixando escancarada a fórmula da série e, por isso, tornando o filme algumas vezes previsível por conta da repetição da mesma equação – cena de escritório + Bourne a caminho de algum lugar + CIA localiza Bourne + cena de ação com Bourne dando porrada em meia dúzia e conseguindo fugir usando inteligência e força.

MEMO: A sequência na Waterloo Station merece lembrança, assim como a perseguição de carros em Nova York. Mas memorável mesmo é a perseguição/luta em Tânger, em especial o take em que Bourne salta de um terraço para uma janela, filmado quase em primeira pessoa.