Encruzilhada

Encruzilhada

domingo, 27 de janeiro de 2013

Filmes e Memorabilia - 'O Equilibrista', 'O Crime do Padre Amaro' e 'Fitzcarraldo'


5. O Equilibrista – 03/01 – DVD

Um retrato arrebatador do artista francês Phillipe Petit, que nos anos 70 atravessou o WTC de uma torre à outra, caminhando num cabo de aço. A figura anárquica e poética de Phillipe é irresistível e mesmo com um final conhecido desde o começo do filme, o diretor James Marsh consegue manter a tensão até o clímax do doc.
Faltou saber um pouco mais sobre o trabalho de Petit em si, como financiava seus projetos, o que se passava na sua cabeça no momento da travessia e, especialmente, tendo uma relação tão forte com as torres, o que sentiu quando elas vieram abaixo nos atentados de 2001.

MEMO: A sublime sequência em que Phillipe faz a travessia (contada especialmente por fotos), editada ao som de Erik Sotie; saber que o equilibrista ficou 45 minutos suspenso nas alturas sem qualquer cabo de segurança, entre os dois prédios, tendo atravessado a distância de 60m oito vezes.

6. O crime do Padre Amaro – 04/01 – DVD - repetido

O filme ganha pontos pelas críticas à Igreja e a interpretação contida e cheia de nuances composta por Gael García Bernal, mas se equivoca ao enfocar tramas paralelas e oferecer uma narrativa corrida em vez de se aprofundar no ótimo personagem principal e sua relação com Amelia.

MEMO: (ALERTA DE REVELAÇÕES SOBRE O ENREDO!) A cena em que Amaro sugere que Amelia fique longe e dê o bebê para adoção. Ela recusa, ameaça ter o bebê na cidade e revelar a verdade. Num rompante de raiva, ele a agride para em seguida chorar e lhe pedir perdão.

7. Fitzcarraldo – 05/01 – DVD

Há de ser louvada a odisseia filmada por Werner Herzog na Floresta Amazônica. Puro espetáculo visual, o épico exibe imagens inacreditáveis ao abordar a megalomania do homem e sua pequeneza diante da natureza. José Lewgoy e Grande Otelo e, especialmente, Klaus Kinski são forças da natureza.

MEMO: Fitz tocando Enrico Caruso em cima do barco para combater os ruídos dos índios escondidos na floresta; ao som de Caruso, o barco sobe montanha acima; a ópera no navio, na sequência final.