Encruzilhada

Encruzilhada

segunda-feira, 3 de junho de 2013

Filmes e Memorabilia 2013 - Amor Profundo


77. Amor profundo (The Deep Blue Sea) – 19/05 – Cinema


Adaptando a peça inglesa The Deep Blue Sea (1952), de Terence Rattigan, outro Terence, o Davis, diretor e roteirista, também britânico, constrói nesta segunda versão de ‘Amor Profundo’ para o cinema (a primeira data de 1955) uma obra concisa, direta e fluente em sua transposição do palco para a tela. Trata-se de um belo filme, ainda que por demais frio em sua atmosfera melancólica.

Chego a me questionar se poderia ser de outra forma, tamanha a densidade do texto de Rattigan, passado no pós-Segunda Guerra e enfocando a extrema tristeza e desolação de uma mulher que sofre por ‘amar demais’ – representando a inadequação da figura feminina tradicional uma vez terminado o conflito europeu e antes da chegada da revolução sexual e da segunda onda do movimento feminista (anos 60 e 70).

Capitaneado por uma grande atuação de Rachel Weisz como protagonista, ‘Amor Profundo’ vai e volta com elegância no tempo com os relacionamentos da personagem tendo como centro de ação uma malsucedida tentativa de suicídio.

O filme é favorecido ainda pelos ótimos atores que completam a trinca principal de personagens (Tom Hiddleston como o amante e Simon Russel Beale como o marido) e também pela belíssima fotografia azulada de tons estourados que confere uma atmosfera quase onírica a toda a realização.


MEMO: O plano de abertura (praticamente repetido ao contrário no encerramento) de fato é lindo como ouvi falar. Mas arrebatadora mesmo é a sequência do flashback no metrô, um plano sequência ao som de uma triste canção que ecoa enquanto os sobreviventes cantam refugiados dos bombardeios da Segunda Guerra.

*O filme está disponível no You Tube - link abaixo.

Amor Profundo - Filme completo