Encruzilhada

Encruzilhada

segunda-feira, 10 de junho de 2013

Filmes e memorabilia 2013 - Um crime de mestre

82. Um Crime de Mestre – 08/06 – internet – repetido?

Não me lembro de já tinha assistido a ‘Um crime de mestre’. Isso é muito, muito raro de acontecer. Eu achava que não tinha assistido. Até achar um registro antigo, uma lista dessas de filmes vistos no ano. E lá estava ele marcado. Visto (ou revisto?) o filme, minha dúvida persiste. Realmente não me lembro de tê-lo visto. Essa pequena amnésia pode dizer muito a respeito da minha condição quando assisti (se é que assisti) a esse filme pela primeira vez ou pode significar bastante sobre o filme em si.

Minhas impressões:

Não há qualquer hesitação em usar os clichês do suspense de tribunal. Jovem advogado bonitão (em uma única cena já sabemos que ele vai comer a única personagem feminina com tempo de tela relevante); ele precisa escolher entre a ética e o dinheiro; vai aprender uma lição e se tornar menos arrogante, um ser humano melhor; o velho elegante inteligente, mestre do crime; as obviamente necessárias reviravoltas no meio e no fim...

Acho sempre bom acompanhar o trabalho de Ryan Gosling, é um sujeito que admiro. Acompanhado de Anthony Hopkins então, belo embate. Pena então que o resto seja tão genérico.

Esperando lidar com espectadores desacostumados a pensar enquanto assistem a um filme, o filme coloca os personagens para dar explicações o tempo inteiro. Pessoalmente, me atrai mais um tipo de filme com lacunas, especialmente se estamos no gênero do suspense.

As reviravoltas são obrigatórias neste tipo de filme. O desfecho do caso é interessante (apesar de poder ser antecipado pelo espectador mais atento). Mas bons atores e um bom desfecho bastam? Hitchcock fez filmes de mistério com desfechos surpreendentes, mas com personalidade, autoralidade, clima, fotografia, enquadramento. Aqui, tudo soa genérico (direção de Gregory Hoblit, do ótimo ‘As duas faces de um crime’).

No fim das contas, apesar dos pesares, e se você não se importar com os clichês e aquele clima de ‘já vi isso antes em algum lugar’, ‘Um crime de mestre’ pode ser um bom passatempo. Como um romance policial, ou um daqueles filmes para o sábado à noite em que você ficou em casa e quer ver uma coisa boba qualquer pra distrair, com tudo bem explicadinho.


MEMO: Hmmm... perigosa essa sessão neste caso, dado o início deste texto... mas se revi este filme, vou tentar guardar desta vez a resolução do plano. O primeiro confronto direto entre Gosling e Hopkins, numa cena a dois, também merece menção.