Encruzilhada

Encruzilhada

terça-feira, 14 de maio de 2013

Filmes e Memorabilia 2013 - Amigos Inseparáveis


61. Amigos Inseparáveis (Stand up guys) – 13/03 – cinema


Deve ser duro envelhecer em Hollywood. Mesmo com história, nome e currículo na indústria, os convites devem ir ficando escassos. Al Pacino, Christopher Walken e Alan Arkin toparam estrelar ‘Amigos Inseparáveis’. Talvez porque o filme seria uma homenagem a esses monstros da velha guarda.

No entanto, o que deveria ser um bom tributo é apenas um filme bem ruim, que reflete justamente a falta de bons papéis para atores mais velhos (a situação das mulheres em Hollywood é ainda mais delicada). Possivelmente por consequência dessa escassez, esses atores emulam uma espécie de estagnação (quando foi a última vez que vimos, no cinema, Pacino ou Walken em algo digno de seus melhores trabalhos?). Será esse o preço de envelhecer no sistema? Qual saída? A autoralidade, tornando-se escritor, diretor, produtor de seus próprios projetos?

 
Fuga ao tema à parte, o fato é que sobre esse filme, pessoalmente, não tenho mais muito a dizer. É realmente triste acompanhar uma salada de gêneros genérica e automática ao extremo, ora querendo fazer graça, ora querendo emocionar, ora pagando de filme de ação-gangster. E o pior, sujeitando esses três monstros a esse tipo de experiência, embora eles também tenham suas parcelas de responsabilidade.

Sem decolar em momento algum, ‘Amigos Inseparáveis’ infelizmente acaba provocando uma melancolia mais pelo que reflete do que pelo que retrata.

MEMO: Apesar dos pesares, me lembro de uma belíssima frase disparada por Al Pacino: Dizem que você morre duas vezes, uma quando para de respirar e outra quando a última pessoa que te ama diz o seu nome pela última vez.