Encruzilhada

Encruzilhada

quarta-feira, 8 de maio de 2013

Filmes e Memorabilia 2013 - Uma garrafa no mar de Gaza


70. Uma garrafa no mar de Gaza – 26/04 – cinema


Apesar da premissa absurda – que talvez funcionasse melhor se toda a história adotasse um tom fantástico – ‘Uma garrafa no mar de Gaza’ é simpático. Uma vez aceito que uma garrafa lançada ao mar de Jerusalém pode ser encontrada, intacta, em Gaza, embarcamos na história.

Trata-se de um quase romance. Quase adolescente numa quase ingenuidade do tratamento da questão política ‘Israel x Palestina’. A grande diferença: não se trata de um filme americano. Assim sendo, esses ‘quases’ da co-produção França/Canadá/Israel – baseada no livro homônimo de Valerie Zenatti – mais ajudam do que atrapalham. O romance, por exemplo, não fica no quase porque os dois personagens principais vivem à distância, mas sim porque a ligação entre os dois tem um que de amizade com amor platônico.


Pondo em confronto duas visões de vida de dois lados opostos de um conflito, sem se aprofundar, no entanto, nas delicadas camadas políticas da questão político-religiosa-territorial local, o filme evoca uma dose de romance idealista suficiente para conquistar pela simpatia e adquirir seu valor pela visão esperançosa de um futuro melhor.

Apesar de não se aprofundar no tema espinhoso, lembrou-me ‘Promessas de um novo mundo’, este sim, um filmaço-aço.

MEMO: Os bombardeios em Gaza ouvidos de dentro da casa de Naim são arrepiantes.