Encruzilhada

Encruzilhada

quinta-feira, 16 de maio de 2013

Filmes e Memorabilia 2013 - Dentro da casa


66. Dentro da casa – 03/04 - Cinema


Francois Ozon é um realizador diferenciado. Inquieto e prolífico, desde 2002 consegue manter uma média woodyalleniana de um filme por ano, passeando entre gêneros e entregando bons filmes como ‘Swimming Pool’ e o extraordinário ‘Amor em cinco tempos’.

Quase sempre de posse de um olhar cínico em relação à sociedade, aqui Ozon brinca – como já havia feito em ‘Swimming Pool’ – com o processo criativo na escrita, produzindo um atmosfera de thriller no decorrer do processo.

Adaptando o texto ‘El chico de la ultima fila’, do dramaturgo contemporâneo espanhol Juan Mayorga (‘Hamellin’, ‘A tartaruga de Darwin’), o francês investe na metalinguagem para discutir as liberdades que a ficção toma quando se baseia na realidade, além de outros temas como mediocridade e frustração.

Para a tarefa, Francois Ozon conta com, pelo menos, um quarteto inspirado: Fabrice Luchini (o professor Germain), Ernst Umhauer (o aluno Claude), Kristin Scott Thomas (a mulher do professor, Jeanne) e Emmanuelle Seigner (Esther, mãe do amigo de Claude).

O resultado é um filme intrigante, que decupa os meandros da escrita literária, cresce e toma rumos inesperados conforme sua narrativa avança, sempre sendo conduzida com elegância e alguma acidez por esse sempre relevante cineasta, Francois Ozon.

MEMO: (ATENÇÃO: O TRECHO A SEGUIR REVELA UM EPISÓDIO IMPORTANTE DO ENREDO): O beijo de Claude e Esther.