Encruzilhada

Encruzilhada

sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

Filmes e Memorabilia 2013 - Protegendo o Inimigo e Feitiço de Áquila



30. Protegendo o inimigo – 20/01 – TV


Domingo à noite, joelho operado... me rendo a um filme de ação que está começando na TV e sobre o qual confesso que tinha uma leve curiosidade. E qualquer tipo de expectativa vai por água abaixo. Medíocre, 'Protegendo...' conta com trama frágil, ação confusa e um elenco desperdiçado, atuando no piloto automático. Vera Farmiga, Brendan Gleeson, Sam Shepard (!) são todos subaproveitados em cenas de telefone ou de escritório. Ryan Reynolds, apesar de esforçado e dedicado, não me convence. Mas nada dói mais do que ver um ator como Denzel Washington acomodado a ponto de repetir mais uma vez o tipo ‘fodão’ de outros filmes de ação (como 'Dia de Treinamento' e 'Chamas da Vingança'), agora nesta produção previsível e preguiçosa.

MEMO: Honestamente, é difícil... nada vem à mente...

31. O Feitiço de Áquila – 24/01 – DVD – Repetido


Uma aventura medieval, com gosto de Sessão da Tarde. Apesar de belos temas incidentais, a opção por músicas mais modernas nas cenas de ação deixam o filme um pouco datado. Mas a produção tem mais altos que baixos: a premissa da maldição dos apaixonados; a fotografia espetacular, com muita filmagem externa em paisagens estonteantes na Itália e num castelo de verdade; a presença de cena de Rutger Hauer; o carisma de Matthew Broderick; Leo McKern como Imperius; a beleza de Michelle Pheiffer.

MEMO: A cena em que, com o sol prestes a nascer, Navarre e Isabeau estão deitados e conseguem se ver por um brevíssimo momento, antes que a maldição siga seu curso quando os dois estão prestes a se tocar.