Encruzilhada

Encruzilhada

quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

Filmes e Memorabilia 2013 - A Viagem


38. A Viagem
Chega a ser curioso que, como expectativa, ao acompanhar o lançamento de ‘Cloud Atlas’ (título original) imaginei, por mais rasos que estes conceitos sejam: ou vai ser muito bom ou vai ser muito ruim. E no fim das contas, nem um, nem outro.

Apesar de ter seus altos e baixos, enxergo ‘A Viagem’ (péssimo título nacional) como uma experiência altamente recomendável não só pela qualidade dos envolvidos (os irmãos Wachowski e o alemão Tom Tykwer dirigem e contam com um elenco que inclui Tom Hanks, Jim Broadbent, Ben Whishaw, Hugo Weaving, Keith David, Halle Berry e Hugh Grant, entre outros atores que, debaixo de muita maquiagem, surgem em papéis de diferentes etnias e gêneros); mas também pelo tamanho do desafio a que o filme – baseado em um livro de David Mitchell - se propõe e que consegue realizar com dignidade: interligar seis histórias de épocas e temáticas – aparentemente – diferentes para discutir o legado da humanidade.
 
Assim, temos dramas de época, thriller anos 70, comédia britânica dos dias de hoje e ficções futurísticas distópicas e apocalípticas. Apesar de algumas tramas serem mais interessantes que outras e por vezes certas narrativas se alongarem e se repetirem a mais do que necessário (como no caso da história mais antiga e da que se passa na Seul futurista), o que dá força ao projeto é justamente ver o quadro geral de gêneros e personagens conectados, como estamos todos nós, humanos, através do tempo e espaço. Além do que, Ben Whishaw é um ator que ainda vai crescer muito no cinema e é sempre maravilhoso ver Jim Broadbent em cena.

Enquanto linguagem, a melhor definição que encontrei veio na crítica de Érico Borgo, do Omelete: É como zapear furiosamente durante quase três horas entre seis canais de televisão e descobrir que o aparelho está contando-lhe uma única história misturando noticiário, reality show, comercial de fraldas e episódios de Star Trek.

É um pacotão de cinema americano, mas com proposta de conteúdo mais consistente do que muita besteira que se vê por aí.

MEMO: No meio de uma festa, o escritor com um pé na marginalidade, interpretado por Tom Hanks, atira de uma varanda o crítico que massacrara seu trabalho autobiográfico.