Encruzilhada

Encruzilhada

sábado, 23 de fevereiro de 2013

Filmes e Memorabilia 2013 - Jorge Mautner - Filho do Holocausto

51. Jorge Mautner – Filho do Holocausto – 14/02


Tentativa bem-sucedida em injetar novidade no popular gênero do documentário musical brasileiro, ‘Jorge Mautner...’ se junta a um clube de filmes que souberam como fazer uma biografia de um ícone da música e ao mesmo tempo fugir dos clichês do gênero. Neste clube, incluo ‘Não estou lá’, de Todd Haynes, sobre Bob Dylan, e ‘Control’, de Anton Corbijn, sobre Ian Curtis.

Apesar de se tratar de um documentário (enquanto esses outros dois filmes são ficções), o doc de Pedro Bial e Heitor D’Alincourt se sobressai por adotar como linguagem um traço definidor do biografado, de modo a refletir como cinema a personalidade de quem está sendo retratado. Assim, temos um pouco de teatro, um pouco de cinema, um pouco de literatura, um pouco de jornalismo, um pouco de poesia e muita música.

Uma verdadeira figura (e pelos registros, sempre foi assim), aos 72 anos, Mautner destila seu talento, sua arte e, em especial, sua alegria contagiante enquanto recebe amigos, ouve depoimentos e contribui com a narrativa de sua própria história através de números musicais e leituras de seu livro, ‘O filho do holocausto’.

Como dizia o trailer deste doc, este é um cara que você tem que conhecer.

MEMO: Além da performance de Mautner e banda em ‘Maracatu Atômico’, no início do filme, e dos momentos do artista em conversa com sua filha, Amora (nomeada com o feminino da palavra ‘amor’!), destaco a emocionante participação de Gilberto Gil que, cantando com voz e violão (e acompanhado pelo violão do filho Bem), leva Jorge às lágrimas.