Encruzilhada

Encruzilhada

quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

Filmes e Memorabilia 2013 - O Guerreiro Silencioso e O Homem do Futuro



 46. O Guerreiro Silencioso (Valhalla Rising) – 10/02 – Internet


Com domínio técnico e equilibrando estilo autoral sem afetação, Nicholas Winding Refn flerta com Terence Malick e Werner Herzog para criar um pequeno épico viking. Tendo a natureza (em especial a mata, a água, a névoa e o vento) como um personagem crucial da narrativa, o dinamarquês aborda a passagem da barbárie para a Idade Média em um filme sujo, denso, pesado e pessimista, retratando fielmente o estado de coisas da época.

Como os melhores exemplares, é uma obra que exige do espectador; há signos e possíveis significados lançados à mesa; existe uma desconstrução do épico medieval para a formação de um filme de reflexão e sensibilidade, ainda que com seus (bons) momentos de violência gráfica.

Madds Mikkelsen dá uma aula de como, graças ao bom trabalho e a presença física do ator, um personagem pode tomar o filme pra si sem falar uma palavra sequer, aproveitando-se do material que lhe foi oferecido para criar um personagem marcante. Enquanto seu diretor (e co-roteirista) é seguro, direto e convicto, além de filmar excepcionalmente bem.

MEMO: Particularmente, gosto das cenas do barco na névoa espessa, uma encenação simples, quase teatral, mas bonita e claustrofóbica, no tom do restante do filme. 

40. O Homem do Futuro – 03/01 – TV

O projeto brasileiro com a temática da viagem no tempo tem em Wagner Moura o seu dono. Vindo de um personagem do tamanho do Capitão Nascimento, aqui ele é capaz de fazer rir e convencer, em uma mesma cena, como três personagens diferentes. Observá-lo em cena é um prazer, uma aula.

MEMO: João e Helena (Alinne Moraes) cantam Tempo Perdido no palco da festa na universidade.