Encruzilhada

Encruzilhada

terça-feira, 13 de outubro de 2015

Diário do Festival do Rio: The lobster e Anomalisa

Originalmente publicado no ORNITORRINCO


image

== The lobster ==
Vencedor do Prêmio do Júri de Cannes, ‘The lobster’ trata de uma sociedade futurista em que solteiros (e viúvos, e divorciados) são enviados a um hotel. O recém-chegado pode cadastrar-se como hetero ou homossexual – o bissexualismo foi abolido por causar problemas operacionais. Homens e mulheres são vestidos de acordo com um mesmo padrão, e quem não se apaixonar em até 45 dias será transformado em um animal.
Capitaneando essa história está o grego Yorgos Lanthimos, cujos trabalhos anteriores eu desconheço, mas que aqui demonstra segurança e autoralidade, encontrando seu próprio estilo em meio a referências a Wes Anderson e Stanley Kubrick.
O resultado é uma espécie de ficção científica de humor negro, altamente sarcástica, e algo romântica, que surpreendentemente funciona, formando uma alegoria que investiga o casamento, as relações, o amor, e a imposição de determinados valores morais sobre uma sociedade.
Ainda vale menção à qualidade do elenco (‘The lobster’ é estrelado por Colin Farrell, Rachel Weisz, Léa Seydoux, John C. Reilly e Ben Whishaw), além da fotografia e direção de arte inspirados.


Não há mais sessões de ‘The lobster’ no festival.
== Anomalisa ==
Este pra mim é um dos filmes do ano. 
‘Anomalisa’ é o novo trabalho de Charlie Kaufman, roteirista de filmes como ‘Quero ser John Malkovich’, ‘Adaptação’ e ‘Brilho Eterno de Uma Mente Sem Lembranças’.
Eu fui ao cinema assistir a esse filme sem saber nada sobre ele, a não ser que era a nova experiência de Kaufman na direção, sete anos depois de ‘Sinédoque, Nova York’.
E por isso recomendo ao leitor que faça a mesma coisa. Tire 90 minutos da sua vida para assistir isso. Há mais duas sessões, dá pra comprar ingresso aqui.
Próximas sessões:
Quarta, 14/10 17:00 Cinepolis Lagoon 6
Quarta, 14/10 21:30 Cinepolis Lagoon 6