Encruzilhada

Encruzilhada

sábado, 9 de março de 2013

Filmes e Memorabilia 2013 - Bananas


58. Bananas – 27/2 - dvd

Antes de 'Annie Hall', Woody Allen parecia estar ainda à procura de sua linguagem no cinema. Em busca de sua expressão, escreveu e dirigiu produções que tinham força pelas suas gags. Um formato que funciona com 'Tudo o que você sempre quis saber sobre sexo...' pela forma episódica e com 'A última noite de Boris Grushenko' pela temática filosófica que perpassa todo o roteiro e a peculiaridade da trama 'histórica'.

Da mesma forma que esses filmes citados, 'Bananas', de 1971, faz parte da fase pré-Annie Hall. Assim, o filme se desenvolve com um roteiro que vai pulando de situação para situação. Num momento Fielding Mellish está atrás de uma namorada. Alguns momentos depois, numa sucessão de acontecimentos absurdos, ele está em uma republiqueta (San Marcos, clara alegoria de Cuba) e, na sequência, torna-se o líder da Revolução.

Apostando especialmente nas gags físicas de Woody Allen (sempre muito inspirado também neste quesito), o filme tem sua graça, em especial a partir do momento que Fielding Mellish se envolve com a guerilha (a cena das compras de alimentos para a tropa é hilária) e depois, quando se torna o líder - barbudo - que vai vai aos EUA. 

No entanto, no geral, ainda é um esboço tímido do grande artista que Woody se tornaria ao longo das décadas.

MEMO: A abertura (antes mesmo dos créditos) é impagável, trazendo um jornalístico da televisão transmitindo o golpe militar ao vivo - com apoio americano, é claro - e presença do próprio Howard Cosell.