Encruzilhada

Encruzilhada

domingo, 3 de março de 2013

Filmes e Memorabilia 2013 - O homem que não estava lá


47. O homem que não estava lá – 11/02 - TV


Ao mesmo tempo homenagem e um rico exercício de estilo da narrativa noir, ‘O homem que não estava lá’, escrito e dirigido pelos irmãos Cohen, parece ter saído direto dos anos cinquenta, com enquadramentos elegantes, fotografia em preto e branco deslumbrante de Roger Deakins e um elenco soberbo.

Frances McDormand, James Gandolfini, Scarlett Johansson, Richard Jenkins, Tony Shaloub e, carregando o filme como o onipresente protagonista, Billy Bob Thornton, que faz muita falta quando deixa de atuar em produções do seu calibre dramático.

Não se restringindo ao suspense criminal, a obra vai muito mais longe ao flertar com a filosofia e apresentar um estudo de personagem sobre um homem completamente dominado - e condenado – pela apatia da vida cotidiana americana de uma pequena cidade no pós-guerra.

Uma jóia que atesta mais uma vez a qualidade artística dos irmãos Cohen, resistência artística americana em Hollywood.

MEMO: Três cenas em especial me saltaram à mente: a conversa decisiva entre Big Dave (Gandolfini) e Ed Crane (Thornton); o fabuloso discurso do advogado Freddy Riedenschneider (Shaloub) sobre o Princípio da Indeterminação de Heisenberg; e a sequência perto do fim, com o passeio de Ed Crane no presídio.