Encruzilhada

Encruzilhada

domingo, 3 de março de 2013

Filmes e Memorabilia 2013 - Inimigos Públicos

48. Inimigos Públicos – 12/02 – TV – repetido

Dando prosseguimento aos seus retratos policiais (Fogo contra Fogo, Miami Vice, Colateral), Michael Mann vai para os anos 30 mantendo sua câmera digital e sua abordagem realista para focar em John Dillinger (Johnny Depp), um dos bandidos mais célebres da época, vítima de uma caçada do então em desenvolvimento FBI.

Contido, Depp é o grande centro do filme - e tem muitos méritos por isso. E Por mais presença que Christian Bale tenha, é covardia colocar lado a lado no quesito ‘carisma’ o seu personagem e o de Johnny. Assim, Melvin Purvis é um perseguidor determinado, mas contenta-se com o posto de coadjuvante para o brilho de Dillinger.

Contando ainda com Marion Cottillard (que atriz! sempre uma ótima presença no cinema), Jason Clarke, Billy Crudup, Stephen Dorff e uma ponta de Channing Tatum, ‘Inimigos Públicos’ procura uma quase neutralidade/fidelidade documental no registro da caça aos gangsters, com uma ótima reconstituição de época e sem tentar glamourizar ou emitir julgamentos sobre ações dos ladrões e do seu protagonista, criando assim, seja no núcleo dos bandidos ou no dos federais, personagens mais humanos, complexos e reais do que costumamos ver.


É um ‘filme de ganster’ seco, um retrato de Dillinger, personagem temido, procurado, mas também quase idolatrado em sua própria condição de ladrão de bancos em uma época em que os EUA sofriam consequências de um colapso financeiro.

Não à toa, a única cena de todo o filme em câmera lenta, com um tratamento mais pesado, é a da derrocada de Dillinger. Filmaço.

MEMO: Além da cena em que Dillinger sorri enquanto assiste a um filme de gangster sem saber que o FBI o espera do lado de fora do cinema, vale o destaque para a sequência de tiroteio em Little Bohemia.