Encruzilhada

Encruzilhada

sábado, 30 de março de 2013

Filmes e Memorabilia 2013 - Hitchcock


59. Hitchcock (05/3) – cinema


Cúmulo da crise de criatividade que assola a indústria do cinema americano não é de hoje, ‘Hitchcock’ adapta um livro-reportagem de Stephen Rebello sobre os bastidores da filmagem de ‘Psicose’. O que pode ser um bom registro jornalístico no papel torna-se banal em forma de filme.

Correndo o risco de ser julgado pelo exagero, acredito que qualquer história pode ser uma boa história para ser contada em uma obra de arte. Mas no caso de 'Hitchcock' o que há é uma série de curiosidades acerca das filmagens mescladas a um esboço de criação de personagens, que acabam mal desenvolvidos, mais em função do roteiro em si do que dos (grandes) Helen Mirren e Anthony Hopkins. Hopkins, em especial, tem sua performance, com cuidadoso trabalho vocal embora por demais infantilizada, prejudicada pela ridícula maquiagem, que ‘o transforma num membro da família Klump’, como bem disse o crítico Pablo Villaça.

 
Não duvido que esta história pudesse ter rendido um bom filme. Mas do modo como o diretor Sacha Gervasi conduz as coisas, o máximo que consegue é criar um patético triângulo amoroso (que pode até ter existido, mas aqui é simplesmente mal construído e mal retratado) e acumular momentos risíveis como as conversas imaginárias do diretor com o psicopata Ed Gein (Michael Wincott ainda existe!!), que inspirou o livro e o roteiro de 'Psicose'; ou ainda quando Hitchcock sai da pré-estreia de ‘Intriga Internacional’ e ouve de um repórter algo como: “Sr. Hitchcock, o senhor está no auge de sua carreira, o que fazer agora?”. Alguém pode ser mais irritantemente explicativo do que isso pra deixar claro o conflito de um personagem?

Meu conselho: faça um favor ao velho mestre e use seu tempo para (re)ver Psicose, uma das obras-primas de Hitchcock.

MEMO: Tenho que admitir que Hitchcock do lado de fora do cinema regendo a reação das pessoas à cena do chuveiro é um momento inspirado.