Encruzilhada

Encruzilhada

domingo, 10 de março de 2013

Filmes e Memorabilia 2013 - Killer Joe

60. Killer Joe - 09/03 - cinema


Killer Joe é um filme estranho. Sobre gente estranha, bizarra. Já vou avisando, é preciso ter estômago. Uma família americana do Texas que o adjetivo disfuncional não é suficiente para descrever. E que traz como protagonista/antagonista uma figura de autoridade, um detetive, que também é um matador de aluguel e um sujeito perverso até o osso.

Killer Joe é um sopro de criatividade e ousadia na cinematografia recente americana. Não à toa seu realizador é o maldito William Friedkin. Palmas ainda para o roteiro de Tracy Letts, adaptando seu próprio texto teatral. E que texto teatral. No melhor sentido. Sabendo que se trava de um texto de origem teatral, por vezes me peguei imaginando a encenação. 

Um prato cheio para o pequeno grande elenco reunido: Matthew McConaughey, mostrando ser capaz de muito, muito mais do que ser galã de comédias românticas; Emile Hirsch, que usa um interessante tom de voz urrado que por vezes me fez lembrar Leonardo DiCaprio; além das performances não menos entusiasmadas de Thomas Haden Church, Juno Temple e Gina Gershon. Personagens desprezíveis e fascinantes pela sua (des)umanidade, em meio a um mundo muito, muito sujo. É gratificante ver como os atores se apegam a esses tipos, tão raro é ver personagens tão bons convivendo e dividindo espaço em uma produção americana. 'O lado bom da vida', uma ova. Para ver um elenco afinado, texto de qualidade e uma realização que não se vê por aí todo dia, assista a 'Killer Joe'.


Um mundo insano, incômodo e fascinante. Um mundo de senso de humor sombrio. De perversidade e psicopatia. Estava conversando com um amigo. 'Desde o começo você vê que vai dar merda'. Exato. E ficamos esperando, e querendo mais e aguardando pra ver qual merda vai dar e até onde a merda vai.

Com um terceiro ato que cresce em insanidade a cada diálogo, 'Killer Joe' não é fácil. É um filme bizarro, estrano, sujo, nojento até. 

É fantástico.

MEMO: O QUE É A CENA DA COXA DE GALINHA? Ainda estou pasmo.